28 março 2017

ENGAJAR O ENGAJAMENTO – O NOVO DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS

Nos últimos anos o termo motivação foi substituído pelo engajamento. Outrora falávamos em Vestir a camisa da empresa, é preciso que tenhamos um profissional motivado. E agora a onda é engajamento.
Mas eis que surge uma dúvida. O que é esse tal engajamento? Acho que vou consultar os universitários.

Em se tratando de gestão de empresas é do senso comum o sentido e sentimento do trabalho em equipe, também é senso comum destacarmos a importância do comportamento de grupo para o alcance de bons resultados. Dessa forma temas como relacionamento interpessoal, comunicação organizacional, respeito, ética, diversidade perpassam por toda atividade do Gestor de Pessoas.

Mas são temas são complexos e reflexivos e transcendem o papel do gestor e esbarra no papel do indivíduo. E esse indivíduo precisa transformar o membro da sua equipe em um profissional engajado. Aí é que está a grande dificuldade “Engajar o engajamento”.

Um profissional engajado nada mais é do que membro da sua equipe que vive e transpira a missão, visão e os valores da companhia em que atua. No seu sangue corre o DNA do negócio. Ele tem paixão pelo segmento do negócio e vibra com os resultados da equipe.

Que lindo esse discurso!

E como engajar esse profissional. Será que nós gestores já perguntamos alguma vez para nossos colaboradores (colegas) “ Qual é o teu sonho? ”

Será que nós gestores conhecemos de verdade àqueles profissionais que precisamos engajar?

Se não os conhecemos como é que os engajaremos?

Eita! Que nesse exato momento surge uma dúvida em minha mente perturbada.

Nós somos engajados?
Eu sou engajado?

Um silencio ensurdecedor passa nesse momento pela minha mente. Vixe, quero falar sobre isso não. Deixa para o analista.

Então meus amigos o engajamento está diretamente relacionado com aquilo que te move. E só consegue engajar, aquele que é engajado. Aquele que lidera pelo exemplo. Que vibra pelo seu time. Onde o empenho é fundamental para o sucesso de todos os membros da equipe. E conseguir o empenho de todos os membros da organização na realização da missão, visão respeitando e colocando em primeiríssimo lugar os valores organizacionais.

Ah! O tão sonhado engajamento!

E você é engajado? Sente, pulsa, vibra, vive o seu negócio. Afinal de conta todos nós somos como uma empresa, que precisa mercadejar seus serviços.


Então apaixone-se e engaje-se por você.


Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.