25 abril 2017

SOBRE HONRA E GESTÃO

Em períodos tão catastróficos, onde os gestores do país nos dão exemplos de total falta de caráter e ética, fico preocupado com os caminhos da gestão e ao mesmo tempo me questionando o sobre o verdadeiro significado da palavra HONRA.

Honra nada mais é do que um princípio de comportamento do ser humano, baseado em seus valores e características socialmente virtuosas. Esse conceito está relacionado com o sentimento de orgulho próprio.

Todos os dias estamos sendo bombardeados de informações sobre corrupção, roubo, desvios de dinheiro, verba de merenda escolar roubada. Um verdadeiro caos se instalou no país. Eis que surge um questionamento na minha perturbada cabeça.

E os gestores?

E a gestão?

Onde estão os princípios de ética, honestidade e honra dessas pessoas?

Como esses senhores conseguem olhar para a cara de seus filhos e familiares?

Como esses senhores olham para seus colaboradores e membros de suas equipes?

Se nós, que enquanto líderes, devemos ser a fonte de inspiração dos nossos liderados não somos honrados, que equipe é essa que eu formei? Formei então uma quadrilha.

Mas sabem qual o verdadeiro motivo de estar escrevendo sobre isso hoje 25/04/2017. Um garçom, isso mesmo, um exemplo de profissional ético e honrado que me atendeu na semana passada.

Estava em um restaurante com alguns amigos e não percebi a falta de R$ 20,00 do meu bolso na hora de pagar a conta, saindo de lá resolvemos prolongar um pouco a noite. O papo estava bom e continuarmos a conversar. Eis que esse senhor me aborda duas horas depois me perguntando se eu não havia perdido dinheiro no momento de pagar a conta.
Olhei em meu bolso e realmente estavam faltando R$ 20,00, ele me entregou e me disse:

- Sou pai de família e a única coisa que levo para meus filhos todos os dias é a minha honra!

Nesse momento meus amigos fiquei a pensar, que maravilha de ser humano era aquele, enquanto uma boa parte dos gestores do nosso país encontra-se preso num lamaçal de corrupção, esse pai de família me procura de bicicleta pelas ruas da cidade, debaixo de chuva, para me devolver R$20,00.

Que exemplo de honra, honestidade e caráter. Fatos como esse apenas comprovam que a humanidade ainda não está perdida.

Então gestores de todos os níveis, pensem na sua honra antes de tomar suas decisões. Já disse aqui semanas atrás que gentileza e humildade não faziam mal a ninguém. Honestidade e honra também não.

Vamos respeitar nossas equipes, dar exemplos de caráter e de honra. Falar claramente, honestamente, revisitando constantemente nossos valores.

Depois de tudo isso só me resta dizer:


- Reinaldo  muito obrigado!




Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário