04 abril 2017

Logística – o último detalhe da estratégia

Uma das últimas fronteiras da gestão é a logística. Mas pouco sabem do que ela trata. E qual a sua abrangência. Então vamos a ela. Muito confundida com transporte a logística é a arte do detalhamento, cuidando de todos os aspectos da movimentação de materiais dentro da cadeia produtiva. O transporte é sim uma de nossas mais importantes atividades.

A Logística envolve compras, fornecimento, armazenagem, movimentação, embalagem, transportes e distribuição em todo processo produtivo, em mercados domésticos ou internacionais desde a produção da matéria-prima, perpassando pelas áreas de captação, produção e distribuição ao consumidor. Mais recentemente envolvendo a Logística Reversa devido a uma necessidade premente de cuidado com o lixo, evitando o desperdício e pensando na reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Um dos primeiros aspectos da Logística é a de Compras e Fornecimento– fundamental para qualquer negócio, é a área de suprimentos que irá estabelecer negociações junto à fornecedores, decidindo aspectos como qualidade do material adquirido, preço a ser pago, prazos de recebimento, mesmo porque, é preciso definir as condições de armazenagem da empresa compradora. Um dos grandes desafios do comprador é escolher os insumos necessário para a atividade comercial do negócio, seja ele indústria, comércio ou serviços.

Dessa forma, como a Logística adquire ela também precisa se preocupar com a embalagem e o acondicionamento do material comprado, visto que esse material deve ser protegido e transportado com segurança. Para definirmos a embalagem é necessário a caracterização detalhada dos insumos que serão movimentados, garantindo assim a sua qualidade e segurança.

Como foi dito incialmente a Logística é facilmente confundida com transportes, costumo dizer que transportes é o apelido da logística, assim como durante muitos anos a propaganda foi o apelido do marketing. Mas, isso ocorre devido à importância que a atividade transporte tem importância para a gestão correta e eficiente da cadeia de suprimentos. Em todos os grandes campos do processo produtivo o transporte é fundamental (Fornecimento / Produção / Distribuição / Reverso). Determina qual o modal a ser utilizado, buscando a redução de custos sem prejudicar o processo produtivo é o maior desafio.

São tantos aspectos abordados dentro da Logística, a própria produção, na busca constante por uma produção mais limpa, os desafios da Logística Internacional dentro desse mercado globalizado, a necessidade de uma gestão financeira detalhada para que a empresa seja lucrativa e forte.

A própria gestão estratégica já mexeu em todos os aspectos para buscar eficiência e competitividade, hoje o foca é nas pessoas, mas essas pessoas precisam conhecer o negócio como um todo. Todo a cadeia produtiva da organização. E a Logística enquanto estratégia prescinde de um foco na utilização racional dos recursos materiais e humanos buscando eficiência e eficácia, sem esquecer o foco na qualidade total, no consumidor, na responsabilidade social e ambiental, na busca por um controle acurado de estoque.

Ah! A Gestão de Estoques – ponto tão conflitante na gestão de qualquer organização, uma busca constante pela sua acuracidade, visando uma produção enxuta. Como seríamos felizes se pudéssemos trabalhar sem estoques, ou com estoques no fabricante, ou distribuidor.

Bem, mas isso é coisa para um Logístico. E cada vez mais temos tido cursos e formação específica para a área. São cursos superiores tecnológicos, com formação superior voltada para a técnica e não para a teoria, onde os estudantes se tornam profissionais capazes de tornar suas empresas mais forte.


Então busque conhecer um pouco mais sobre a arte da Logística, cuide melhor da sua cadeia produtiva e quem sabe a saída para a crise esteja na Internacionalização do seu negócio. Busque um profissional de Logística.


Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário