14 março 2017

Empreendedorismo, talento e crise.[1]

De uns tempos para cá só se ouve essa palavra. Crise! A culpa é da crise. Foi por causa da crise. Quebrei! Foi a crise. E nessa tempestade ouço uma história de talento, empreendedorismo e sucesso.

Muito tem-se dito sobre a necessidade de empreender, são cursos, palestras, feira, eventos, todos mundo falando sobre a arte do empreendedorismo. Em meus 15 anos de profissão muito li, ouvi e vi desse aspecto.

E agora, como traduzir esses conceitos. E fomentar o empreendedorismo. Afinal de contas o empreendedorismo é a chave para o desemprego, para a retomada do crescimento econômico. É através dele que conseguimos a nossa realização pessoal e profissional.

Então certo dia num bate-papo com um grupo de jovens a procura de emprego em perguntei a eles:

 - Quais são os seus talentos?

 - O que vocês podem vender?

E então uma senhorinha que destoava da idade da plateia disse:

 - Eu sei cozinhar, a minha casa vive cheia de gente querendo minha comida.

Eu como bom de garfo que sou à perguntei:

 - O que a sra gosta de cozinhar?

Ela me disse:

- Feijoada, Rabada, Mocofato, Sarapatel e Feijoada.

Na hora minha boca encheu de água (rsrsrs)

 - Já pensou em vender? Eu lhe disse

E ela me respondeu:

- Não. É que eu cozinho com tanto amor que não sei cobrar por amor.

Fiquei mudo, como dizer para aquela senhora que ela podia continuar cozinhando com amor e melhorando sua renda, afinal de contas eu estava doido para provar essa iguarias.

Esperei o bate-papo acabar e a chamei para conversar melhor. E entender quem era aquela sra que cozinhava com amor. E que na minha cabeça de gestor existia um negócio interessante para melhorar a renda dela.

Me coloquei à sua disposição para dirimir qualquer dúvida e para que orientá-la sempre que preciso.

E eis que há um mês atrás me deparo com ela na fila do supermercado e ela me abraça e me diz, meu filho muito obrigado, hoje eu vendo mais de 100 refeições por final de semana.

Ah! O talento! Como o talento pode ajudar a salvar pequenos negócios. Como o talento pode fazer surgir ideias empreendedoras. E quantos grandes negócios surgiram de pequenos talentos.

Empreender significa AGIR.

Se você tem um talento, pense na possibilidade de transformá-lo em um negócio.

Se você tem um talento, você pode muito bem aluga-lo.

Mas lembre-se ideia nem sempre é sinônimo de oportunidade. Planeje, analise o mercado, estude, selecione fornecedores, ache um público-alvo e acima de tudo promova, promova sua imagem, seu nome e sua marca.

E a crise?

Nenhuma crise resiste à talento, trabalho, amor e empreendedorismo.



Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.




[1] Baseado em fatos reais.

Um comentário:

  1. Não é possível vender amor mas, é possível fazer com amor o que se gosta usando talento. Texto inspirador! Um homem falou disso há mais de dois mil anos atrás e registraram em um livro chamado Bíblia.

    ResponderExcluir