29 abril 2013

Anac autoriza funcionamento de empresa aérea alemã no Brasil


Gabriel Palma
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou hoje (29) o funcionamento no Brasil da empresa aérea alemã Condor. A Decisão 37 da Anac está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A empresa vai operar serviços de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal.
A outorga da autorização para início da operação fica condicionada ao cumprimento pela empresa das exigências previstas na regulamentação brasileira e no artigo 212 do Código Brasileiro de Aeronáutica, que determina que a companhia deverá apresentar à Anac se
us planos operacional e técnico, as tarifas entre pontos de escala no Brasil e no exterior, e os horários de voos.
A empresa estrangeira foi autorizada a operar no Brasil com capital destacado de US$ 10 mil – cerca de R$ 20 mil. A Condor, sediada em Frankfurt, na Alemanha, tem mais de três mil funcionários e transporta cerca de 6,7 milhões de passageiros por ano.
Fundada em 1955, a empresa teve a totalidade de suas ações adquiridas em 1960 pela companhia aérea alemã Lufthansa. Em 2002, a Condor passou a pertencer ao grupo britânico de lazer e turismo Thomas Cook Group.
Antes de obter a autorização para funcionar no Brasil, a Condor já oferecia voos para diversos destinos na América Latina por meio de parcerias com a brasileira Gol e com a panamenha Copa Airlines.

O que a faculdade não ensina.


Por Karim Midlej Harfush

Até o final dos anos 90 e início dos anos 2000 a quantidade de profissionais não diplomados ocupando cargos estratégicos nas organizações era grande e a mortandade das empresas acompanhava o mesmo ritmo, o mercado permitia esse tipo de ocupação, era o profissional experiente e empírico na maioria das vezes. 
Os tempos mudaram assim como as demandas do mercado, o número de ofertas de cursos universitários no país quase que triplicou durante uma década juntamente com a quantidade de financiamentos educacionais o que possibilitou a entrada de alunos que anteriormente não tinham essa oportunidade. Com o aumento do nível de escolaridade dos gestores boas notícias vieram, a expectativa de vida das empresas cresceu juntamente com o seu grau de profissionalização, tornando a empresa brasileira mais competitiva e apta a globalização. 
É sabido que uma formação universitária na área de Administração contribui e muito para o sucesso corporativo, porém existem coisas que a faculdade ainda não ensina ao profissional, e que com prazer escrevo hoje.
  1. Ter autenticidade  - Autenticidade não se ensina na academia, ser autêntico é valorizar-se, é confiar em si mesmo sem se sentir superior a outros, é saber colocar-se sem ser prepotente, é saber falar a verdade de forma clara, sincera e sutil. Procure conhecer a si mesmo e só depois o horizonte a seu redor, essa é a forma de compreender como as coisas funcionam e como deve-se colocar diante das situações, sem falsidade, rebeldia ou bajulações.
  2. Saiba trabalhar em equipe - Sim, trabalhos em equipe na faculdade é uma coisa....Na vida profissional é outra completamente diferente. Quando estamos organizando a equipe na faculdade procuramos os colegas que mais se identificam conosco ou os nossos amigos, no mundo profissional é outra história, na empresa é difícil escolhermos com quem iremos trabalhar e muitas vezes temos que fazer par com pessoas diferentes de nós, porém essa diferença pode nos ser útil, procure tirar proveito da complementaridade aprendendo com ela, tendo novos pontos de vista. Isso é trabalhar em equipe.
  3. Falar em público - Tudo bem, tudo bem, eu já sabia que você ia perguntar se na faculdade não se apresentam trabalhos "na frente" da sala, apresentam sim porém veja quantas vezes você se apresentou em anos de faculdade. Com certeza muito poucas vezes. Isso se dá porque na maioria das ocasiões quem apresenta é sempre aquele colega nosso que tem maior habilidade de se expressar ou de se comunicar. Você também pode e deve ter esse tipo de habilidade, falar em público é um pré-requisito básico para sua carreira, portanto, pratique e se puder faça cursos para aprimorar-se, recomendo um curso de teatro.
  4. Preocupe-se com seu marketing pessoal - Causar uma boa impressão não só no modo de vestir  mas também no modo de falar e escrever são ótimas maneiras de fechar boas parcerias e bons negócios. Quando digo "modo de vestir" não é se vestir bem ou com roupas caras, mas se vestir adequadamente à ocasião. Procure ser correto no escrever e no falar, não utilize de abreviações nem tão pouco de gírias, a forma como se expressa diz muito sobre a sua personalidade. Se preocupe com a sua saúde e higiene, sempre.
  5. Networking - Como está sua rede de relacionamento? Não se trata apenas de quantos amigos você possui nas redes sociais, mas quantos parceiros de negócio você poderia ter em sua rede profissional? Ao contrário do que muitos pensam, não se trata somente de que nossos conhecidos nos ajudem a encontrar trabalho porque estamos desempregados, embora este seja um motivo legítimo. O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência.