23 abril 2013

Como combater a propagação da malária com tecnologia e baixo custo? A associação Grammeen-Basf tem a resposta.



*Petrônio Hipólito

Caros leitores, dando continuidade às soluções criadas em Bangladesh por Mohammad Yunus(*) para mitigação da pobreza e melhoria da condição de vida da população, escrevo sobre a associação entre o Banco Grameen e a BASF, empresa líder mundial da área química. 

O problema:
Malária é um dos principais problemas de saúde em Bangladesh. De acordo com o relatório de 2009 da Organização Mundial de Saúde, 11 milhões de pessoas correm o risco de contrair malária.

A solução:
Em 2009 foi criada a empresa social Grameen Basf para dar proteção contra doenças transmitidas por insetos, além disso também foi concebida com o objetivo de propiciar oportunidades de negócio para as pessoas de baixa renda. A empresa concebeu, produziu e comercializa telas de proteção de longa duração, tratadas com inseticida e resistente a lavagens com preços acessíveis para os pobres. Os insetos transmissores de malária têm hábitos noturnos e o uso dessas telas propicia proteção e combate eficazes contra o vetor da doença. As telas são produzidas pela empresa social que emprega mão de obra local e usa rede de distribuição informal com entregadores domiciliares e pequenos entrepostos comerciais. Conforme o conceito de empresa social, a associação Grameen Basf prevê o retorno do capital investido ao acionista, mas reverte todo o resultado subsequente da empresa em beneficio de seu próprio crescimento e no desenvolvimento da comunidade.
Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

(*) Mohammad Yunus é um economista que fundou o Banco Grammeen em Bangladesh para dar credito aos pobres e foi agraciado com o Premio Nobel da Paz em 2006 como reconhecimento pelo seu trabalho.

(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.