10 abril 2013

Panetone: Foi-se embora a Dama de Ferro

* Rogério Silva

O então senador Antônio Carlos Magalhães foi homenageado no Congresso Nacional. Não me lembro bem o motivo, mas foram rendidos rasgados elogios à figura do cacique baiano. De uma dessas manifestações, em especial, jamais esqueço. Foi do também senador à época Aloízio Mercadante. Petista histórico, usou a tribuna para reconhecer que, apesar do antagonismo político, ACM tinha seus méritos, era figura de personalidade forte, marcante no cenário nacional e dono de iniciais que viraram marca registrada. Estavam em lados opostos, mas lutavam por ideais semelhantes. 

Do outro lado do Atlântico, partiu para a eternidade e entrou para a história a Dama de Ferro. Margaret Thatcher ganhou o apelido dos rivais. Os russos, tal qual o petista tupiniquim, viviam no embate contra a Primeira Ministra britânica, mas jamais deixaram de reconhecer sua importância nas negociações diplomáticas. ACM e Thatcher são panetone: Ou você gosta, ou você odeia.

Nos noticiários desta semana, a fala de Ed Miliband, líder da oposição trabalhista, deu a medida exata das demonstrações de respeito à parlamentar conservadora: "Discordamos de muito do que ela fez, e ela continuará para sempre como uma figura controversa. Mas devemos discordar e respeitá-la imensamente", disse.

Ninguém se lembra da professora boazinha. Ficou pra trás. Mas das disciplinadoras rígidas, que nos fizeram chorar e perder noites e noites em busca da superação, todos temos recordações. Esses mestres foram intransigentes em alguns momentos, porque era necessário ser assim. Nos colégios de freiras, não importava ser católico ou não, as notas baixas na prova de Ensino Religioso reprovavam, independentemente da crença em Deus e do papel de Jesus Cristo na Terra. Era a lei do juízo, aquela que tem poder moral acima de tudo. O resto é perfumaria.

No mundo corporativo de hoje talvez não haja mais espaço para personalidades assim. O excesso de psicologia no trato humano, benéfico em um "sem número" de situações, também estragou uma fórmula superada de sucesso. Tive um "braço direito" que certa vez me falou que eu era muito bonzinho e que ele estava ficando com fama de mau entre os colegas. Ele batia e eu alisava. Concordei. Mas expliquei que isso era estratégico. É complicado só levar bordoada todo o tempo. Os afagos também são bem vindos.

E quando as duas personalidades estão na mesma pessoa? Aí, é o melhor dos mundos. Irmã Dalvanir que o diga. Freirinha de 1 metro e meio de altura, nordestina de Mossoró, lá no Rio Grande do Norte. Pequena de tamanho, gigante de autoridade. Difícil encará-la na escola sem tremer depois de um malfeito. Era a diretora. Nem precisava falar alto. Seu olhar dizia tudo. Direto pro SOE - Serviço de Orientação Educacional. Às vezes passávamos a tarde inteira lá, refletindo sobre a derrapada da hora do recreio. Ela passava pela porta, lançava seu olhar, que logo em seguida viria acompanhado de um sorriso discreto. A pena estava chegando ao fim.

Uma colega um pouco à frente de nosso tempo, rebelada, enfrentou Irmã Dalvanir em busca de explicações: "A senhora fala grosso com gente, pune, mas depois passa a mão pela cabeça, põe no colo e nos manda pra casa", questionou. E a irmãzinha cruzou os braços, olhou a moça serenamente e disse: "Mãe também é assim".

De ferro ou de açúcar, cacique ou índio tupinambá, levado da breca ou fiel como um cachorro de mendigo. Seja nas gerências, nas cadeiras do parlamento, nos comandos da sala de aula, tem sempre um líder que será confrontado com uma situação desafiadora. Como lidar com ela? Não, não há receita pronta. Importante é recorrer aos exemplos e tentar colher de cada um, o melhor. Num jogo justo, reconhecendo no perfil do adversário, traços que também podem ser os seus.  

Até semana que vem!    
 

(*) Rogério Silva tem 41 anos, é jornalista e administrador de empresas. Tem MBA em Gestão Executiva e Empreendedora, com extensão em liderança. Desde 2007 dirige as áreas de infraestrutura midiática e jornalismo da Rádio Educadora Jovem Pan e TV Paranaíba/Record, em Uberlândia, Minas Gerais - Colunista Semanal do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br