09 abril 2013

Coreia do Norte alerta estrangeiros a deixarem Coreia do Sul

O alerta, lido em um boletim extraordinário da TV estatal norte-coreana, se soma a várias outras ameaças feitas nas últimas semanas por Pyongyang, em reação a sanções da ONU impostas após o seu terceiro teste de armas nucleares, em fevereiro

Christine Kim e Joyce Lee, Reuters
SEUL, 9 Abr (Reuters) - A Coreia do Norte intensificou nesta terça-feira as ameaças de um conflito iminente contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, aconselhando os estrangeiros a deixarem a Coreia do Sul para não serem apanhados por uma "guerra inclemente, sagrada e retaliatória".
O alerta não alterou a rotina despreocupada de Seul, onde o tráfego nas ruas é intenso, e os escritórios funcionam normalmente.
Aparentemente, nenhuma embaixada na capital sul-coreana fez orientações especiais aos seus cidadãos, e as companhias aéreas mantiveram sua programação de voos. Escolas que atendem alunos internacionais continuaram abertas.
No outro lado da fronteira, a Coreia do Norte tampouco dá sinais de preparativos especiais para suas forças armadas, de 1,2 milhão de soldados, e analistas dizem que as ameaças podem servir basicamente para fortalecer o dirigente Kim Jong-un, de 30 anos.
O alerta, lido em um boletim extraordinário da TV estatal norte-coreana, se soma a várias outras ameaças feitas nas últimas semanas por Pyongyang, em reação a sanções da ONU impostas após o seu terceiro teste de armas nucleares, em fevereiro.
Nesta semana, a Coreia do Norte suspendeu a cooperação no seu polo industrial de Kaesong, onde funcionam 123 fábricas de propriedade sul-coreana -- um dos únicos projetos de cooperação entre as duas Coreias. Na terça-feira, os operários norte-coreanos não apareceram para trabalhar.
No alerta aos estrangeiros, relatado pela agência estatal de notícias KCNA, o Comitê da Coreia (do Norte) para a Paz na Ásia-Pacífico afirma que "não deseja ver estrangeiros na Coreia do Sul caindo vítimas da guerra", e que por isso aconselha "todas as instituições e empresas estrangeiras, e todos os estrangeiros, incluindo turistas ... a adotarem medidas para se abrigar e se retirar antecipadamente, para sua segurança".
Na semana passada, as autoridades norte-coreanas aconselharam as embaixadas estrangeiras em Pyongyang a considerarem uma retirada dos seus funcionários, mas aparentemente nenhuma fez isso.
Enquanto isso, crescem as especulações de que a Coreia do Norte poderia realizar alguma ação provocativa nesta semana -- talvez um lançamento de míssil ou um novo teste de arma nuclear.
(Reportagem adicional de Ju-min Park, em Paju; Jack Kim, em Seul; e Ben Blanchard, em Pequim)

III Colóquio de Comunicação


Novas reflexões sobre a liderança.

 

Por Anderson Rocha para o RH.com.br

Sempre durante a realização dos cursos, workshops e palestras sobre o tema liderança, faço a seguinte pergunta aos participantes: "Qual é a parte mais importante do corpo humano?". Geralmente, as respostas mais comuns são: coração e o cérebro. Então, eu questiono! O corpo sobrevive só com esses dois órgãos? E prossigo, dizendo: o corpo vive sem o fígado, mesmo sendo menor do que o coração? Consegue viver sem os pulmões e os rins? Todos os órgãos precisam funcionar em harmonia para que o corpo não adoeça. Assim é uma organização, onde todas as pessoas têm o seu valor e a sua importância, independente de sua posição, função ou área de atuação, todas as pessoas são valiosas e devem ser valorizadas e respeitadas.
Mas como fazer com que as pessoas sintam-se valorizadas e motivadas? Essa é outra pergunta bem comum. Digo que devemos sempre observar, enxergar e escutar mais, conhecendo e respeitando as individualidades e construindo com elas. Cada pessoa requer uma estratégia certa para que se consigam os melhores resultados, tornando fundamental para isso, entender seus comportamentos de modo a potencializar suas competências. Torna-se, ainda, necessário para que isso aconteça que os verdadeiros líderes entrem em ação.
Infelizmente boa parte das empresas no Brasil ainda não possui programas consistentes e contínuos de desenvolvimento de líderes. Segundo o levantamento Best Companies for Leadership, da consultoria global de Gestão de Negócios, Hay Group, que apurou as 20 melhores empresas em liderança ao redor 
do mundo, ou seja, o TOP 20 mundial (onde as três primeiras são a General Electric, a Procter & Gamble e a IBM), os executivos entrevistados colocaram o desenvolvimento de novas lideranças como a grande prioridade das empresas.
Já no Brasil, a realidade é bem diferente. Pesquisa realizada pelas consultorias Empreenda e HSM, constataram que 71% dos entrevistados acreditam que não contam com líderes suficientes para sustentar as estratégias das suas empresas nos próximos anos.
Outro levantamento realizado pela Robert Half, especializada em recrutamento, destacou que 64,2% dos entrevistados revelaram que suas empresas não possuem programas sistemáticos para identificar e desenvolver líderes.
Observo em minhas pesquisas muitas empresas promovendo bons colaboradores para cargos de liderança sem o mínimo preparo para exercer essa nova atividade. E infelizmente, boa parte dessas empresas perde bons colaboradores e ganha péssimos chefes. Mas, por que isso acontece? Geralmente, esses bons colaboradores entendem muito bem de coisas e para liderar é fundamental que se entenda de gente, ou seja, torna-se necessário o desenvolvimento e o aprimoramento de competências humanas ou comportamentais.
É importante salientar que os líderes não nascem prontos. A liderança é uma habilidade desenvolvida e refinada e que pode ser aprendida por qualquer um. Por isso, a formação e o desenvolvimento contínuo de líderes deve ser uma grande prioridade das empresas brasileiras, independente do seu ramo de atuação.
O processo de se tornar um verdadeiro líder é árduo, embora altamente recompensador; um caminho de contínuo aprendizado, onde o autoconhecimento e o autodesenvolvimento devem ser seus companheiros inseparáveis. Precisamos de líderes que inspirem e sejam verdadeiros exemplos.
Como diz John C. Maxwell (autor de diversos livros na área de liderança e grande estudioso do assunto): "Tudo começa e termina na liderança". Isso significa que os líderes inevitavelmente melhoram ou complicam a vida das pessoas.

Como encontrar soluções criativas e melhorar a nutrição de uma população. O caso Grammeen Danone Foods.



*Petrônio Hipólito 

Caros leitores, continuando no mesmo assunto da coluna da semana passada, vou relatar a vocês um caso interessante sobre como a boa vontade e o foco na resolução de um problema pode originar soluções eficazes e criativas. 

O problema:
30% de toda a população de Bangladesh, aquele país do sul asiático do qual falei na coluna anterior, e 56% da população infantil abaixo de cinco anos de idade sofrem de desnutrição severa ou moderada. O país tem uma das maiores taxas de desnutrição infantil e materna de acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF sobre a situação da infância no mundo em 2008.

A solução:
Mohammad Yunus(*) sugeriu em um encontro com o presidente da Danone, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos lácteos, a criação de uma empresa destinada a vender de alimentos à população de baixa renda. A Grammeen Danone, uma joint venture entre o Banco Grammeen e a Danone iniciou sua produção em 2006 para combater a desnutrição e fornecer iogurte enriquecido a 6 centavos de Euro cada pote, um preço acessível mesmo para os mais pobres.

Foi criado um negócio baseado nos moldes de empresa social. Este modelo aceita que o montante investido retorne ao investidor na medida do sucesso financeiro do empreendimento, mas não prevê distribuição de lucro aos acionistas. Todo o lucro gerado pelo negócio deve ser reinvestido na própria atividade de modo a trazer benefícios duradouros à sociedade. Além disso, toda cadeia de fornecedores e de distribuição de produtos deve ser local visando fortalecer a comunidade.

O produto é um pote feito de plástico reciclável onde se acondiciona iogurte enriquecido com nutrientes como ferro, vitamina A, cálcio, iodo e zinco. O produto também foi concebido de maneira a se adequar às preferencias dos consumidores em relação à cor, consistência e sabor. O iogurte era um produto popular em Bangladesh, mas inacessível à população de baixa renda por conta do preço. Assim nasceu o iogurte Shokti Doi que significa “iogurte que dá força”, vendido por 6 centavos de dólar o pote de 80 gramas. Está sendo criado um pote comestível.

A Grammeen Danone tem objetivos específicos:

  • Alimentação saudável para os pobres
  • Modelo de negócio envolvendo a comunidade local
  • Melhoria das condições econômicas da comunidade 
  • Envolver fornecedores e distribuidores locais

Para solucionar a questão da refrigeração do produto e a preservação de sua qualidade até o consumo, foi criada uma rede de mulheres distribuidoras do produto de porta em porta. As “moças da Grammeen” como são chamadas mantém o iogurte refrigerado em suas casas e transportam em bolsas térmicas somente o que vão vender no dia. Elas também são agentes para tomadores de empréstimo do Banco, conforme relatei no artigo anterior, formando uma forte rede de relacionamento com a comunidade. Seus filhos também tomam o iogurte e elas foram treinadas para explicar os benefícios do iogurte e os cuidados com a conservação. 

Essa rede de distribuição baseada “nas moças” tem baixo custo e contribui para o desenvolvimento local aumentando a renda dessas famílias.
O Banco realiza empréstimos para que a comunidade adquira vacas para aumentar a produção de leite e dar conta do aumento constante no consumo de iogurte.
Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

(*) Mohammad Yunus é um economista que fundou o Banco Grammeen em Bangladesh para dar credito aos pobres e foi agraciado com o Premio Nobel da Paz em 2006 como reconhecimento pelo seu trabalho. 

(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Colunista Semanal do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br