15 março 2010

Dia do consumidor

Hoje, 15 de março, é o dia do consumidor.
As empresas de varejo movimentam os diversos setores econômicos e são responsáveis por mais de 80% de toda a mão de obra empregada no país. Movimentam a indústria, que compra matéria prima, que emprega e vende seus produtos para distribuidores que vendem para representantes e que param na mão de lojas que vendem para os consumidores, gerando impostos que deveriam (sic) ser usados em benefícios de todos. Todos consumimos, esse é o dia de todos nós.
Quando fala-se em produtos, não podemos esquecer do Marketing e suas ferramentas que influenciam diretamente no aumento/diminuição do consumo e no faturamento das empresas.
O Marketing identifica uma necessidade e cria a oportunidade buscando entregar valor para o cliente/consumidor, não deixando de fora a administração da relação entre a empresa/produto com o consumidor, que hoje se torna uma ferramenta poderosíssima para a busca da fidlização do cliente.
Acho engraçado quando algumas empresas gastam milhares de reais com propaganda, mídia, exposição de sua imagem e de seus produtos e se esquecem do fundamental: o Atendimento ao Cliente.
Nós empresários e Administradores, temos que ter em mente o tempo todo que uma relação duradoura não está somente em vender algo que o cliente deseje ou necessite, mas prestar um serviço de cuidados com o cliente, realmente nos preocupar com o uso do cliente com a mercadoria, não pensar unicamente em aferir lucro ou em "tirar esse produto do estoque", deve ser mais do que isso, devemos pensar em satisfação e principalmente em passar confiança.
Fidelidade se consegue assim, com confiança, satisfação, atendimento e compromisso!
Não é à toa que o ditado "quem não dá assistência, abre concorrência" está tão em moda.

Frase do dia

"É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado."
[Whitney Young Jr.]
* Whitney Moore Young, nasceu em,Lincoln Ridge em 31 de Julho de 1921 e foi um defensor dos direitos humanos americano. Gastou a maioria da sua vida a trabalhar para acabar com a discriminação de emprego nos Estados Unidos.

Vocabulário de Administradores

Eu pessoalmente prefiro falar em bom e compreensível português dessa forma fazemos com que a Administração esteja mais próxima do público mas tem horas que precisamos tirar uma "onda" não acha?
Então segue abaixo alguns termos e os seus significados.
  • Absenteísmo: falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde;
  • Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe;
  • B2B: sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor;
  • B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet;
  • B2E - Business-to-Employee : Relação entre empresa e funcionário
  • Benchmarking: Processo sistemático e contínuo de medida de comparação de uma empresa com outra, não necessariamente concorrente, no sentido de obter informações que possam a ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Traduzida como uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas, ela não deve ser confundida com espionagem;
  • Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.
Amanhã tem mais!