27 setembro 2009

Patrono da Administração de Empresas



Belmiro Siqueira, Administrador e Professor - que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, o Prêmio "Belmiro Siqueira" de Administração - é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado "post-mortem". Atuou:
  • na área federal: funcionário de carreira, aprovado sempre em primeiro lugar em seleções a que se submeteu, inicialmente como Assistente Administrativo e Técnico de Administração, denominação primeira do que é hoje o Administrador. No DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) ocupou vários cargos, dentre eles o de Diretor Geral nos anos de 1967 e 1968.
  • na área estadual: foi Assessor/Consultor de vários Governos, com destaque para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara (1966).
  • foi colunista de vários jornais, sempre escrevendo sobre assuntos ligados à sua área de atuação. Autor de vários trabalhos sobre Administração, foi professor de várias faculdades.
  • no Conselho Federal de Administração (CFA) foi eleito Conselheiro Federal em 1977 e, assim que assumiu, foi levado pelos seus pares a Vice Presidente, permanecendo até 1987, ano de seu falecimento, a 28 de novembro, em Porto Velho/RO. Na ocasião, encontrava-se no exercício do cargo de Presidente do CFA. Era mineiro de Ubá, nascido a 22 de outubro de 1921.
Extraído do site do Conselho Federal de Administração

    A administração melhora a eficiência dos serviços públicos

    A revista Exame (20 de agosto de 2009) noticiou o que era mais que óbvio:
    Os conceitos básicos da Administração estão sendo utilizados e acompanhados na gestão pública em 3 estados brasileiros, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, e advinhem o que aconteceu?
    A gestão pública desses três estados se tornou mais eficiente!
    A implantação dessa política resultou em aumento das receitas e redução significativa das despesas desses estados bem como o aumento da capacidade de investimento e treinamento de pessoal.
    São exemplos a serem seguidos em todo o Brasil, afinal, transparência na administração pública é um direito do cidadão, e gerenciamento adequado dos recursos um dever do gestor público.

    Campos de atuação do Administrador de Empresas

    Segundo o CFA (Conselho Federal de Administração) os campos de atuação do Administrador são:

    De acordo com os arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

    a) elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;

    b) pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;

    c) exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;

    d) o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;

    e) magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.

    Parágrafo único. A aplicação do disposto nas alíneas c, d e e não prejudicará a situação dos atuais ocupantes de cargos, funções e empregos, inclusive de direção, chefia, assessoramento e consultoria no Serviço Público e nas entidades privadas, enquanto os exercerem.

    Código de Ética do Adminstrador

    Abaixo segue arquivo do código de ética do Administrador, aprovado pelo Decreto de 22 de dezembro de 1967.




    Pra vocês que estão se formando....

    Juramento do Administrador

    Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do Homem e da Pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201, de 19/12/97.

    A competências duráveis do Administrador

    Para um administrador obter sucesso, além de disciplina e habilidades, deve possuir as três competências duráveis:
    1. Conhecimento - O acesso a informação, viver experiências, ler sempre, reciclar e ter uma rede de relacionamento significável são preceitos básicos, é importante também o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O conhecimento se transforma a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorre com uma intensidade cada vez maior, o profissional precisa atualizar-se constantemente. Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo, reciclar-se continuamente para não se tornar obsoleto e ultrapassado em seus conceitos. O ideal é que o conhecimento seja socializado e esteja disponível para toda a organização. O conhecimento é necessário e fundamental, mas não é suficiente para o sucesso profissional. Ele precisa ser adicionado a duas outras competências duráveis: a perspectiva e a atitude.
    2. Perspectiva - É basicamente transformar a teoria em prática, é visualizar as oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e transformá-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais, é inovar, criar, colocar o conhecimento em ação. A perspectiva é a condição pessoal que torna o administrador capaz de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras. É a perspectiva que dá autonomia e independência ao administrador. Contudo, o  conhecimento e a perspectiva são fundamentais , mas carecem de uma terceira competência durável: a atitude.
    3. Atitude - Ter um estilo pessoal, fazer as coisas acontecerem, empreender e possuir impulso e determinação. É o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se depara no seu trabalho. Representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente. Envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo com a situação atual e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras pessoas. É essa competência durável que transforma o administrador em um agente de mudança nas empresas e organizações e não simplesmente um agente de conservação. Essas três competências duráveis constituem a santíssima trindade que conduz o administrador ao sucesso nas suas atividades.

    Tendências de Negócios para a década

    Institutos de pesquisas e estudiosos acreditam que até 2020 dez tipos de negócios tenderão a ter sucesso, agora, pra terem lucros precisarão de administradores a frente das empresas.
    As tendências são:
    1. Alimentos
    2. Setor energético
    3. Agronegócio
    4. Franquias
    5. Time-poor e Money-Rich (produtos para quem em tempo curto e muito dinheiro!)
    6. Tecnologia da Informação
    7. Terceirização
    8. E-commerce
    9. Setor de Segurança
    10. Turismo e entretenimento (principalmente para a "melhor idade")