26 setembro 2009

Frase do dia


"No mundo dos negócios nunca se obtém aquilo que se quer, mas sim aquilo que se negocia." (Chester Karrass)

As habilidades do Administrador

São três as habilidades do Administrador:
  1. Habilidade Técnica - Envolve o uso especializado e a facilidade com procedimentos, com números e com "coisas".
  2. Habilidade Humana - Capacidade de trabalhar com pessoas, de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e de resolver conflitos.
  3. Habilidade Conceitual - Envolve a visão macro da organização bem como a facilidade de trabalhar com as ideias e conceitos, teorias e abstrações, pensa, raciocina, diagnostica, oportuniza e visualiza.

Tipos de empresa Familiar

Segundo Lethbridge, são 3 tipos de Empresa Familiar:
  • A Empresa Familiar Tradicional - Capital fechado e pouca transparência administrativa e financeira;
  • A Empresa Familiar Híbrida - De capital aberto, porém a família possui o controle ao contrário da tradicional, é maior a transparência e profissionalismo;
  • E por fim a Empresa com Influência Familiar - Também de capital aberto e a família mesmo afastada da gestão, influe nas ações estratégicas.

Empresa Familiar



É considerada empresa familiar toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações, ou ter havido sucessão na gestão da empresa. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
Surge a partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor (geralmente fundador)torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza.
Inicialmente as tarefas são divididas com sua esposa, posteriormente, envolve os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial ou industrial.
São problemas inerentes das empresas familiares:
  • O fundador pode destruir tudo, através do pedido de baixa da empresa;
  • O emprego indiscriminado de parentes, que não estão preparados profissionalmente para ocuparem cargos na empresa;
  • A sucessão precisa ser vista e entendida tanto pelo ponto de vista do sucessor como do fundador;
  • É mais do que necessária a presença de um consultor.
A empresa Familiar possui uma complexidade maior, devido a presença da dimensão da Família, que pode ser um problema lidar com os familiares despreparados, para isso é preciso selecionar, treinar e definir bem o objetivo da contratação, explicar o que fará no cargo e o que fará a pessoa contratada.
As recomendações básicas são claras:
  • Nunca force o trabalho, opte sempre por ele;
  • O interesse empresarial deve sempre prevalecer;
  • Melhor negar do que demitir depois, nunca contrate quem você não pode demitir.
Grande abraço!

A Pedra...


A safira azul escura do anel do Administrador, denominada safira oriental, é um mineral que pertence à classe dos óxidos, grupo corindou. É denominada corindou nobre por sua transparência e coloração pura. Neste grupo encontramos também o rubi oriental. Estas pedras são encontradas no Sião, na Birmônia, em Madagascar e no Brasil.
Com fundamento no símbolo, o anel do Administrador deverá ter em um de seus lados o símbolo da profissão do Administrador.

Mais informações sobre a pedra safira azul, visite o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Safira.

O Símbolo...



O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação:

"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).

1. JUSTIFICATIVA:O quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), porcontraposição ao (extensivo/quantitativo).

2. O QUADRADO COMO PONTO DE PARTIDA:Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco;

Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.

Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos:

  • organizar
  • dispor para funcionar reunir
  • arbitra
  • relatar
  • planejar
  • dirigir
  • encaminhar os diferentes aspectos de uma questão / para um objetivo comum.

O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).

As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das idéias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (movimentação) interna das flechas.

O SÍMBOLO DA PROFISSÃO

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:

O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
"Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".

"O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)".

"As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".

"As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

Imagem e Informações retiradas do site do Conselho Federal da Administração.

Sejam Bem vindos (as)

Olá! Espero que compartilhe das teorias e das práticas da Administração e iremos a partir de hoje aproveitar esse espaço para divulgar, criar e discutir a ciência da Administração.
Obrigado
Karim Midlej Harfush