04 outubro 2009

Os maiores desafios da Empresa Familiar

Sabemos que as Empresas Familiares são predominantes no ramo empresarial, um sonho de abrir o negócio com parentes (irmão, primo ou pai) está entre a preferência de cerca de 80 entre 100 empreendedores no Brasil e do mundo, esse tipo de organização é bastante peculiar porque envolve ao mesmo tempo, a família, o negócio e o meio ambiente ou mercado, que nem sempre são compatíveis gerando desafios, porém ao mesmo tempo, através das diferentes culturas, temos pontos favoráveis na sua estrutura e na manutenção das forças empresariais como por exemplo a importância dos laços de confiança e lealdade familiares.
Elas são responsáveis por mais de 60% de toda a mão de obra do país além de representar uma boa fatia do bolo em pagamentos de encargos e tributos elas também possuem grande influência na comunidade que atua. Porém com essa força toda, a Empresa Familiar tem muitos desafios a enfrentar para manter a sua sustentabilidade num mercado muito competitivo.
Dentre os maiores desafios podemos citar:
  • Centralização: Esse com certeza é um dos maiores desafios, pois alguns gestores centralizam o poder e a tomada de decisão, fazendo com que a empresa fique mais lenta e perca potencial nos profissionais com maior grau de autonomia e às vezes com maior conhecimento administrativo pois não se sentem motivados com a exclusão nas decisões;
  • O desafio de manter o controle acionário e mercadológico; 
  • O desafio da continuidade da empresa, ou seja, o desafio da Sucessão;
  • Falta de um pensamento estratégico, pois em sua grande maioria, a empresa familiar possui agilidade nas ações e nas suas decisões, fazendo com que o pensamento estratégico seja levado em segundo plano;
  • Falta de profissionalização: muitos processos e ferramentas são feitos de forma caseira, não utilizando o que já se tem de melhor no mercado para gerar mais lucro para a empresa;
  • Oferecer benefícios individualizados sem política clara: o que a princípio é feito para ajudar, principalmente colaboradores em momentos difíceis, pode virar fonte de reclamação por parte dos demais.
  • Falta de padronização nos procedimentos administrativos.  

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