26 setembro 2009

Empresa Familiar



É considerada empresa familiar toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações, ou ter havido sucessão na gestão da empresa. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
Surge a partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor (geralmente fundador)torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza.
Inicialmente as tarefas são divididas com sua esposa, posteriormente, envolve os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial ou industrial.
São problemas inerentes das empresas familiares:
  • O fundador pode destruir tudo, através do pedido de baixa da empresa;
  • O emprego indiscriminado de parentes, que não estão preparados profissionalmente para ocuparem cargos na empresa;
  • A sucessão precisa ser vista e entendida tanto pelo ponto de vista do sucessor como do fundador;
  • É mais do que necessária a presença de um consultor.
A empresa Familiar possui uma complexidade maior, devido a presença da dimensão da Família, que pode ser um problema lidar com os familiares despreparados, para isso é preciso selecionar, treinar e definir bem o objetivo da contratação, explicar o que fará no cargo e o que fará a pessoa contratada.
As recomendações básicas são claras:
  • Nunca force o trabalho, opte sempre por ele;
  • O interesse empresarial deve sempre prevalecer;
  • Melhor negar do que demitir depois, nunca contrate quem você não pode demitir.
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário