28 setembro 2009

Administração e o seu significado

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).

Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade, lucratividade e bem-estar dos colaboradores (tema atual). Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.

Focando a Teoria Geral de Administração/TGA podemos estabelecer 05 pilares importantes a serem considerados:

  • Tarefas;
  • Estrutura;
  • Pessoas;
  • Tecnologia;
  • Ambiente.

É possível considerar que a Administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço corporativo do homem, por meio das Organizações.

A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por intermédio das pessoas e dos recursos, com melhores resultados. Em toda a organização humana busca-se o alcance de determinados objetivos, com eficiência e eficácia. Assim sendo, a Administração dirige o esforço dos grupos organizados.

O conteúdo da Administração varia conforme a teoria observada e considerada para o estudo, ou seja, na Administração:

  • Científicos eram considerados, os métodos e processos de trabalho de cada operário;
  • Teoria Científica-a administração envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado em toda a organização;
  • Teoria das Relações Humanas – a administração deve buscar os melhores resultados, por meio de condições que permitam a integração das pessoas nos grupos sociais, como também, à satisfação das suas necessidades individuais.

Numa visão panorâmica observamos que o objeto da Administração é a atividade fabril, depois se estendeu ás empresas industriais e, a toda a organização humana, passando a envolver o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.

A Administração na Sociedade Moderna tornou-se vital e indispensável, pois ela representa os pilares de/para resultados. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração é o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

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